quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Faça sua Capivara Parade - em qualquer cidade do Brasil

AS MEDIDAS DA CAPIVARA PADRÃO 

Já reparou que não temos bulevares ao lado da maioria dos rios brasileiros!
Já reparou que não temos barcos restaurantes em nossos rios e lagoas!
Quando aparece uma capivara em nossos rios pensamos "esse animal deve estar louco de nadar nessas aguas imundas"… mas o que eles estão fazendo faz parte da natureza deles a milhares de anos, nós é que começamos a poluir essas aguas nos últimos 300 ~ 70 anos;

read this article in English

Só reparamos que nossas lagoas não são iguais às das cidades mundiais, porque existe uma tentativa frustrada de limpar a Lagoa Rodrigo de Freitas,  em função das Olimpíadas.

Desde janeiro de 2008, quando lançei o projeto Capivara Parade, tinha o objetivo adotar uma mascote para chamar a atenção para a questão da sustentabilidade dos rios nas cidades brasileiras. Os rios de praticamente todas as cidades brasileiras são poluídos, e são sistematicamente e desrespeitosamente maltratados.

Em maio de 2014, atendendo aos pedidos dos fãs, o blog ‘Capivara Parade’ e a ‘Monkix’ da Vila Madadela disponibilizam uma edição limitada de capivaras feitas em resinas e materiais compostos, que traz a arte de artistas plásticos, grafiteiros e ‘urban artists’ da cidade. Foi um grande sucesso!!!

O Projeto Capivara Parade Regional tem como propósito, usar o nosso já prestigiado grupo de fãs como multiplicador desse projeto para todas as cidades brasileiras.

É importante dizer que é um PROJETO LIVRE DE DIREITOS AUTORAIS E DE IMÁGEM, nos não tenho o objetivo de lucrar. O resultado obtido com a venda das capivaras e suas intervenções será destinado integralmente aos artistas que a fizeram, e suas comunidades.

Qualquer um pode fazer a sua capivara, segundo o padrão CABAP, descrito abaixo, fazer sua intervenção artística protestar por melhores rios e lagoas, e vende-las.

No entanto, pedimos apenas que parte do resultado obtido com a venda dessas peças, seja revertido para projetos que tenham filosofia igual ou semelhante à do blog ‘Capivara Parade’, gerar renda para as comunidades, que de uma forma ou de outra, vivem as margens das capitais brasileiras, bem como atrair atenção do publico para os valores de sustentabilidade e ecologia da Capivara Parade.

Sugiro também que em cada cidade, o artista ilustre sua calçada padrão (tal como as já bastante conhecidas calçadas de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.

O PROJETO

O modelo padrão de capivara, sobre a qual os artistas regionais executaram suas peças artísticas e intervenções é a Capivara Basica Padão (CABAP), que podem ser no tamanho 'BIG' , para colocar em exposição nas cidades que adotarem o projeto e 'TOY' para pequenas intervenções e vendas, de acordo com as medidas abaixo.

CAPIVARA PARADE - CABAP 'BIG'
padrão de modelo da Capivara Parade CABAP BIG - criada por Luiz Pagano.



CAPIVARA PARADE - CABAP 'TOY'

padrão de modelo da Capivara Parade CABAP TOY - criada por Luiz Pagano.

A todos interessados em participar do projeto, basta seguir as instruções de reprodução e começarem a reproduzir suas CABAPs, aplicarem suas obras sobre elas e colocá-las a venda.

O projeto é completamente livre no que diz respeito ao material utilizado para fazer a CABAPs, suas intervenções artísticas bem como no preço de venda das peças. Nosso único pedido é que façam a capivara o mais próximo possível de seu modelo original, na pose em que se encontra.

Envie-nos fotos de suas intervenções, elas serão publicadas nos nossos canais, o Blog e na pagina no Facebook.

Esperamos que, tal qual como as capivaras que chegam sem avisar e ocupam as margens dos principais rios e lagos das cidades brasileiras, possamos com nossos amuletos de prosperidade, inspirar todas as cidades a repensarem a ecologia as margens de rio e lagos, normalmente poluídos, e nos lançar a esperança de termos cidades em equilíbrio com a natureza e que valorizem nossas comunidades carentes.

Nenhum comentário: